in

“Positions” de Ariana Grande estreia no topo de três paradas e faz história

Positions - Ariana Grande
Cena do clipe "Positions" de Ariana Grande

A Billboard atualizou nessa segunda (2) as suas tabelas de paradas. “Positions”, primeiro single do novo álbum da Ariana Grande, estreou direto na primeira posição em três rankings: Billboard Hot 100, Global 200 e Global 200 Excl. US.

Leia também: Como funcionam as paradas musicais da Billboard?

“Positions” tem desempenho excepcional

A música, lançada em 23 de outubro, teve 35,3 milhões de reproduções e 34.000 downloads vendidos nos Estados Unidos desde a sua estreia até a quinta-feira (29), segundo a Billboard, e, por isso, tomou a liderança da Hot 100.

Vale ressaltar que esse é quinto single da Ariana Grande a atingir esse feito. Juntam-se a ele: “Thank U, Next”, “7 Rings”, “Stuck With U” e “Rain on Me”.  Ariana é a única artista na história a estrear cinco músicas no topo da Hot 100. 

Positions - Ariana Grande
Foto: Reprodução/YouTube

Como se não fosse o bastante, “Positions” também estreou no topo da Billboard Global 200 com 98,4 milhões de streams e 44 mil downloads vendidos no mundo inteiro apenas durante a semana de estreia.

Já na Global 200 Excl. US, o single também estreou na primeira posição foram 64,6 milhões de streams e 16.000 downloads vendidos durante o mesmo período das outras paradas.

Em seu perfil do Twitter, a cantora agradeceu a seus fãs e à sua equipe pelo feito e compartilhou a notícia. “Muito obrigada a todos que demonstraram amor por essa música. É uma honra”, escreveu Ariana.

https://twitter.com/ArianaGrande/status/1323336168210006016?s=20

Quais as diferenças entre esses rankings?

A tradicional parada da Billboard, a Hot 100, existe desde a década de 1950. Ela contabiliza a quantidade de vezes que uma determinada música foi tocada nas plataformas de streaming e nas estações de rádio somada às vendas dela. Contudo, esse ranking diz respeito apenas aos Estados Unidos.

Já a Billboard Global 200 e a Billboard Global Excl. US, anunciadas no dia 14 de setembro desse ano, baseiam-se em streamings e compras digitais das músicas em todo mundo.

A primeira, Global 200, avalia as canções mais reproduzidas mundialmente e, diferente da Hot 100, não contabiliza quantos vezes as músicas tocam nas rádios – apenas o consumo digital em mais de 200 países.

Já a Billboard Global 200 Excl. U.S. contabiliza as reproduções das músicas no mundo inteiro, menos nos Estados Unidos. Contudo, isso não exclui que artistas norte-americanos apareçam nesse ranking.

Desde que foi anunciado, o ranking logo foi tomada por artistas não-americanos. Durante as sete semanas de existência, estiveram no topo: BTE e BLACKPINK, da Coreia do Sul, e Maluma, da Colômbia. 

A voz de “Positions” realizou um marco. Seu single foi o primeiro a estrear nessas duas paradas simultaneamente. Ariana Grande é a primeira artista nascida nos EUA a liderar esse último ranking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *