A Billboard atualizou nessa segunda (2) as suas tabelas de paradas. “Positions”, primeiro single do novo álbum da Ariana Grande, estreou direto na primeira posição em três rankings: Billboard Hot 100, Global 200 e Global 200 Excl. US.
Leia também: Como funcionam as paradas musicais da Billboard?
“Positions” tem desempenho excepcional
A música, lançada em 23 de outubro, teve 35,3 milhões de reproduções e 34.000 downloads vendidos nos Estados Unidos desde a sua estreia até a quinta-feira (29), segundo a Billboard, e, por isso, tomou a liderança da Hot 100.
Vale ressaltar que esse é quinto single da Ariana Grande a atingir esse feito. Juntam-se a ele: “Thank U, Next”, “7 Rings”, “Stuck With U” e “Rain on Me”. Ariana é a única artista na história a estrear cinco músicas no topo da Hot 100.
Como se não fosse o bastante, “Positions” também estreou no topo da Billboard Global 200 com 98,4 milhões de streams e 44 mil downloads vendidos no mundo inteiro apenas durante a semana de estreia.
Já na Global 200 Excl. US, o single também estreou na primeira posição foram 64,6 milhões de streams e 16.000 downloads vendidos durante o mesmo período das outras paradas.
Em seu perfil do Twitter, a cantora agradeceu a seus fãs e à sua equipe pelo feito e compartilhou a notícia. “Muito obrigada a todos que demonstraram amor por essa música. É uma honra”, escreveu Ariana.
Quais as diferenças entre esses rankings?
A tradicional parada da Billboard, a Hot 100, existe desde a década de 1950. Ela contabiliza a quantidade de vezes que uma determinada música foi tocada nas plataformas de streaming e nas estações de rádio somada às vendas dela. Contudo, esse ranking diz respeito apenas aos Estados Unidos.
Já a Billboard Global 200 e a Billboard Global Excl. US, anunciadas no dia 14 de setembro desse ano, baseiam-se em streamings e compras digitais das músicas em todo mundo.
A primeira, Global 200, avalia as canções mais reproduzidas mundialmente e, diferente da Hot 100, não contabiliza quantos vezes as músicas tocam nas rádios – apenas o consumo digital em mais de 200 países.
Já a Billboard Global 200 Excl. U.S. contabiliza as reproduções das músicas no mundo inteiro, menos nos Estados Unidos. Contudo, isso não exclui que artistas norte-americanos apareçam nesse ranking.
Desde que foi anunciado, o ranking logo foi tomada por artistas não-americanos. Durante as sete semanas de existência, estiveram no topo: BTE e BLACKPINK, da Coreia do Sul, e Maluma, da Colômbia.
A voz de “Positions” realizou um marco. Seu single foi o primeiro a estrear nessas duas paradas simultaneamente. Ariana Grande é a primeira artista nascida nos EUA a liderar esse último ranking.