Uma das melhores coisas do mundo da música são definitivamente os videoclipes. Criados para dar um suporte estético a um produto, os clipes também ajudam na divulgação e venda da nossa música favorita.
Em 2017 não faltaram videoclipes na indústria musical, mas entre tantos lançamentos que tivemos esse ano, quais foram os mais marcantes? O Tracklist traz agora para você os 10 clipes que marcaram o ano de 2017, levando em consideração o conteúdo, a produção e claro, a importância que eles tiveram para o cenário musical e para os fãs
Depois de três anos, o Paramore acabou com a ansiedade de seus fãs e finalmente lançou um novo single. “Hard Times” é o carro-chefe do último álbum da banda, “After Laughter”, e ganhou um clipe cheio de cores e animações, feitas pela técnica em chroma key. De acordo com Andrew Joffe, diretor do videoclipe, a banda quis deixar o vídeo com um ar dos anos 80. O resultado ficou incrível e o clipe virou um dos queridinhos dos fãs. Em menos de 24h, o clipe fez 3 milhões de visualizações.
Lançada em maio, “Bad Liar” foi o segundo lançamento de Selena Gomez neste ano – após “It Ain’t Me, parceria com Kygo – e marcou a volta da cantora após ter cancelado a Revival Tour para o tratamento da lúpus no ano passado. O clipe do single atingiu 100 milhões de visualizações em 1 mês. Nele, Selena incorpora vários personagens enquanto constrói uma história que surpreendeu a todos no final.
Com o sucesso internacional aumentando, Anitta lançou a sua primeira música diretamente em espanhol. Não deu outra: “Paradinha” foi um sucesso e ganhou um videoclipe à sua altura, conseguindo 6 milhões de views em menos de 24h e 50 milhões em menos de 1 mês. Com filmagens localizadas na cidade de Nova York, Anitta apresentou o seu rebolado em várias locações diferentes e em meio ao público. Para completar, a cantora se destacou por usar seis figurinos durante o clipe… Um arraso!
Dirigido por Dave Meyers, o clipe de “Humble” nos deu um gostinho do que estava por vir no “DAMN.”, o mais novo álbum do Kendrick Lamar. Pedindo por mais humildade na indústria artística, no vídeo do single, Lamar transforma o significado da música em algo simbólico ao reconstituir, por exemplo, a obra “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, ou quando joga golfe em cima de um carro de luxo. Repleto de técnicas visuais cinematográficas, o clipe chegou a atingir 33 milhões de visualizações em 1 semana. Recentemente, foi anunciada a indicação de “Humble” na categoria Melhor Videoclipe do Grammy 2018.
Harry Styles fez a sua estreia como artista solo este ano e recebeu grandes elogios com “Sign Of The Times”. Com o clipe não poderia ser diferente, chegando a possuir 300 mil views apenas meia hora depois de sua publicação. No videoclipe, Styles canta o single e voa por um campo na Escócia, para isso, o cantor foi amarrado a um helicóptero e em alguns takes foi substituído por um boneco em tamanho real.
As regras da Dua Lipa repercutiram! E o fato da música ter sido um sucesso este ano tornou o seu clipe um dos mais marcantes também. Em “New Rules”, Dua dá conselhos de superação às amigas e se destaca em seu clipe pelo cenário, figurino e claro, seu talento. Em menos de 4 meses, o videoclipe atingiu a marca de 500 milhões de visualizações, e atualmente já possui pouco mais de 700 milhões.
A parceria de Anitta e Pabllo Vittar com o Major Lazer deixou todos nós ansiosos, e a viagem do trio para o deserto do Saara para filmar o clipe da música “Sua Cara” aumentou ainda mais essa ansiedade. Apesar das críticas positivas após o lançamento do videoclipe e do recorde de visualizações após o seu lançamento – batendo 20 milhões em 24h, na internet ninguém perdoa. Foi assim que “Sua Cara” rendeu diversos memes envolvendo os próprios artistas e a locação tão distante do clipe.
Não tem como falar de acontecimentos marcantes em 2017 sem lembrar de Camila Cabello. Em seu primeiro ano como artista solo, Camila estourou no mundo com o single “Havana” e claro que a moça não iria nos decepcionar com o videoclipe da famosa música. Para isso, Cabello criou uma história, um mundo e vários personagens dentro de “Havana”, dando ao clipe um estilo clássico cinematográfico, e claro, destacando também as origens latinas da cantora. O sucesso foi certeiro e em apenas 10 dias, o vídeo atingiu 100 milhões de views.
“Swish Swish” definitivamente marcou o ano de 2017. Primeiro, por Katy Perry ter convidado Gretchen, rainha dos memes brasileiros, para o lyric video do single. Segundo, pelo clipe em si, o qual está repleto de humor, referências, memes e convidados especiais, como Gaten Matarazzo (Stranger Things), Terry Crews (Todo Mundo Odeia o Chris), Jenna Ushkowitz (Glee) e claro, a própria Nicki Minaj. Com “Swish Swish”, Katy mostrou a todos não só a sua resposta à “Bad Blood” de Taylor Swift, mas também que está jogando para vencer, mesmo que esse jogo seja uma bela bagunça, como vemos no clipe, que atingiu a marca de 100 milhões em 1 semana desde o lançamento.
A nova Taylor Swift quebrou a internet ao lançar o clipe do seu primeiro single de retorno, que pertence ao álbum “reputation”. A estreia foi transmitida no MTV Video Music Awards deste ano, o qual tinha como apresentadora Katy Perry, o que aumentou ainda mais a expectativa do público. Com o clipe de “Look What You Made Me Do”, Taylor Swift quebrou o recorde de vídeo mais visto em 24 horas e alcançou 100 milhões de visualizações em menos de quatro dias. Além disso, o videoclipe conseguiu gerar assuntos e notícias por dias devido a sua grande lista de referências e significados.
Que ano, hein?! E para você, qual foi o clipe mais marcante?