in ,

Os 20 melhores filmes e séries de 2024

O material reúne produções lançadas no Brasil entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2024

melhores filmes e séries 2024
Foto: Divulgação

Por Andressa Cerqueira e Manuela Sant’Ana – O ano está se despedindo, mas os grandes sucessos do entretenimento ‘ainda estão aqui’ em nossa memória! Entre histórias emocionantes e produções que quebraram recordes, os filmes e as séries de 2024 nos proporcionaram momentos inesquecíveis. Com isso em mente, o Tracklist listou os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2024. Confira!

Observação: A lista inclui trabalhos lançados no Brasil entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2024. As produções foram definidas a partir da opinião dos redatores e da equipe do Tracklist, além de considerar a opinião da crítica especializada.


OS 20 MELHORES FILMES E SÉRIES DE 2024


Os 10 melhores filmes de 2024


10º – “Sorria 2

Para abrir o nosso Top 10 de melhores filmes e séries de 2024, está “Sorria 2”. Dirigido por Parker Finn, responsável pelo primeiro longa de 2022, a sequência é ainda mais assustadora e traumatizante. Na trama, acompanhamos a história da estrela pop Skye Riley, interpretada com maestria por Naomi Scott em uma atuação de tirar o fôlego. Sua personagem começa a ser atormentada por visões distorcidas da realidade, com vários rostos sorrindo para ela, enquanto a cantora precisa fazer de tudo para se livrar da maldição.


9º – “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice

Quase quatro décadas após o lançamento do clássico cult “Os Fantasmas se Divertem” (1988), a sequência consegue equilibrar com maestria a essência do original e uma nova camada de frescor. Sob a direção de Tim Burton, o humor sombrio e o visual excêntrico voltam a brilhar, mas é o roteiro que se destaca ao mergulhar em temas contemporâneos, como aceitação das diferenças, dinâmicas familiares e a relação entre vida e morte.

Visualmente, a produção homenageia o espírito artesanal do cinema dos anos 80, com cenários fantásticos e efeitos práticos de tirar o fôlego, enquanto a trilha sonora equilibra elementos modernos e as influências icônicas de Danny Elfman. Mais do que um sucesso de público, o filme fomentou debates sobre nostalgia e criatividade em franquias cinematográficas, reafirmando-se como um dos melhores do ano.


8º – “Robô Selvagem”

A animação de “Robô Selvagem” é comovente e cheia de surpresas, dirigido por Chris Sanders, de “Lilo & Stitch” (2002) e “Como Treinar o Seu Dragão” (2010). O filme acompanha a aventura épica de Roz, a última unidade dos chamados robôs ROZZUM, que naufragou em uma ilha desabitada e agora precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil conforme suas habilidades o permitem. É quando o protagonista encontra um filhote de ganso abandonado e, assim, cria um laço com o animal, passando a ter a missão de protegê-lo.


7º – “Divertida Mente 2

A sequência da animação da Pixar definitivamente teve seu destaque em 2024. “Divertida Mente 2”, continuação direta do filme de 2015, apresenta ao seu público novas emoções, novos desafios para a pequena Riley e mais questionamentos sobre como é o funcionamento da nossa mente e tomadas de atitude. Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha ganharam a atenção dos telespectadores ao redor do mundo como um dos melhores filmes de 2024, especialmente por ser a primeira animação na história a atingir US$ 1 bilhão nas bilheterias internacionais.


6º – “Deadpool & Wolverine”

Ryan Reynolds não foi o único a voltar ao seu personagem neste ano. O novo filme do Deadpool, na verdade, foi muito além, contando também com o retorno do icônico personagem Wolverine de Hugh Jackman. Dirigido por Shawn Levy, “Deadpool & Wolverine” é a perfeita combinação de ação e comédia com muito material para os fãs da Marvel aproveitarem esse encontro quase improvável, em meio ao multiverso construído dentro do longa, para os protagonistas enfrentarem um inimigo em comum.


5º – “Duna: Parte 2”

No ranking, ele pode não ser o grande Lisan al Gaib dos filmes, mas, com certeza, “Duna: Parte 2” cumpriu seu papel na profecia de ser um dos épicos mais aguardados do ano. Denis Villeneuve voltou a comandar Arrakis com maestria, entregando uma sequência que não só honra o legado do clássico de Frank Herbert, mas também aprofunda os conflitos políticos e emocionais da saga. O filme conseguiu unir cenas de tirar o fôlego, intrigas intensas e um elenco que brilhou mais do que especiarias sob o sol do deserto.

Visualmente, a produção continua deslumbrante, com paisagens que parecem ter saído diretamente de um sonho – ou de um pesadelo Fremen. Os efeitos especiais e a cinematografia transportam o público para o coração de Arrakis, enquanto a trilha de Hans Zimmer ressoa como o canto dos vermes de areia, hipnotizante e grandiosa. Se a primeira parte plantou as sementes, “Duna: Parte 2” colheu uma narrativa madura e poderosa, que soube amarrar suas pontas e elevar a obra a um patamar de excelência.


4º – “Rivais”

Do diretor Luca Guadagnino, “Rivais” é estrelado por Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist, que vivem profissionais de tênis em uma história que explora complexas relações de poder, emoção e amizade. O filme traz uma atmosfera intensa e cativante, principalmente pelo triângulo amoroso retratado durante a passagem dos anos dentro da trama. Com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção se destacou este ano, fazendo com que o público se envolvesse nas escolhas e dilemas dos personagens.


3º – “Wicked”

Wicked” estreou ao final deste ano, mas já ganhou o seu espaço dentre os melhores filmes de 2024. O musical, dividido em duas partes, conta sobre Elphaba (Cynthia Erivo), uma jovem incomum, que faz amizade com a popular Glinda (Ariana Grande). Adaptado da obra homônima de Stephen Schwartz e Winnie Holzman, o longa combina música, magia e drama, explorando os contrastes entre as duas protagonistas enquanto elas enfrentam escolhas que irão definir seus destinos na Terra de Oz.


2º -“A Substância”

O novo filme da diretora Coralie Fargeat deu o que falar este ano. “A Substância” começa com a história de Elizabeth Sparkle (Demi Moore) que, após perceber que estava sendo deixada de lado pela indústria, foi apresentada a uma forma de dar vida a uma versão melhor de si mesma: Sue (Margaret Qualley). Apesar de ambas serem a “mesma pessoa”, o longa é uma dura crítica aos padrões de beleza e a constante cobrança no mundo do entretenimento, fazendo seus telespectadores refletirem por meio de cenas extremamente chocantes e dignas de um bom filme de terror, ganhando nosso Top 2 no ranking.


1º – “Ainda Estou Aqui”

Nosso Top 1 dos melhores filmes de 2024 não poderia constar outro filme que não fosse o brasileiro “Ainda Estou Aqui”. Reconhecido internacionalmente, o longa de Walter Salles tem grandes chances de ser indicado ao Oscar do ano que vem, pois recentemente foi anunciado na categoria de “Melhor Filme Internacional” na pré-lista da premiação, a chamada shortlist.

Estrelado por Fernanda Torres (indicada ao Globo de Ouro) e Selton Mello, o filme é inspirado em livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. A história se passa no início dos anos 1970, durante a ditadura militar no Brasil, quando um dia, a vida de Rubens Paiva e sua família muda drasticamente quando ele é sequestrado por militares à paisana e desaparece. Com isso, sua esposa, Eunice Paiva, inicia uma busca incansável por respostas. Com atuações intensas e uma sensível direção, a produção se destaca como um retrato poderoso da luta pela verdade e justiça em tempos de repressão.


CLIQUE EM “PRÓXIMO” PARA LER A LISTA DE MELHORES SÉRIES DE 2024