Após conquistar a música e as redes sociais, mesclando ritmos como funk, trap e o rap, o projeto Poesia Acústica, agora, será tema de um especial “Som Brasil“, atração da TV Globo que celebra grandes nomes da música popular brasileira.
Lançado em 2017 pelo produtor musical Lucas Malak e empresário Paulo Alvarez, o “Poesia” é um movimento próprio, que em 16 canções já lançadas soma cerca de 4 bilhões de views. Na edição, que vai ao ar nesta quinta-feira (21), o jornalista Pedro Bial conduz uma entrevista exclusiva com Lucas e Paulo; e reúne ainda um time de artistas que colaboraram ao longo das músicas, como Azzy, Xamã, Lourena, MC Cabelinho e outros.
O Tracklist foi convidado a acompanhar de perto as gravações da atração, que também contou com convidados e apresentações exclusivas. Confira todos os detalhes a seguir!
Leia também: “Com Carinho, Kitty”: quando estreia a 2ª temporada?
Bastidores do “Som Brasil”: veja como foi a gravação do especial sobre o Poesia Acústica
A gravação do especial revelou os motivos pelos quais o Poesia Acústica se tornou um dos movimentos mais influentes da música brasileira contemporânea. Durante as filmagens, Lucas Malak explicou a essência do projeto: “A proposta é unir MCs em uma base acústica e criar músicas livres de rótulos. Sempre tento encontrar um caminho que já tenha dado certo, mas com uma nova linguagem musical. Pegamos nossas referências e adaptamos ao que está em alta”.
A cultura das ruas e o poder das rimas também estarão no centro das atenções no especial Som Brasil dedicado ao projeto. Durante a gravação, nomes como MC Cabelinho e MC Hariel destacaram a autenticidade que o Poesia representa. “Costumo escrever o que passo na minha vida mesmo. Não penso em ser um personagem, porque o palco é uma extensão do que sou,” refletiu a voz de “Carta Aberta“.
Hariel ainda reforçou o impacto da vivência periférica: “A gente vem da periferia, e a vida força a ter um carisma natural que muita gente estuda anos para aprender. Acho que essa de personagem acabou depois dos anos 2000. Porque naquela época você conseguia sustentar porque só seria filmado se estivesse na televisão. Era difícil ter acesso a câmeras. Agora não, agora as câmeras estão nos telefones”.
Desafio das mulheres no cenário musical
Além de sua relevância musical, o Poesia Acústica também lança luz sobre desafios sociais. Durante as entrevistas, Azzy e Lourena falaram sobre o machismo estrutural presente no rap e no trap e como as mulheres precisaram lutar para conquistar seu espaço.
Azzy relembrou episódios marcantes de sua trajetória, como sua primeira batalha de rima: “Quando entrei, todos os garotos em volta começaram a gritar: ‘Mostra o peito!’. Eu tinha 14 anos e fiquei estatelada. Foi bizarro lidar com isso”. Apesar das dificuldades, ela destacou o quanto as artistas femininas têm avançado, mas reconheceu que ainda há muito a ser feito: “Não conheço nenhuma rapper brasileira milionária. As mulheres precisaram tomar o espaço com seus próprios esforços, sem grandes aberturas”.
Lourena complementou, destacando as dificuldades nos bastidores: “Os caras priorizam amigos homens em colaborações e eventos. Já os contratantes, eles sempre querem manter o teu preço no mesmo lugar. Não importa o quanto você cresça. Quantas vezes a gente não tirou dinheiro do bolso para levar a arte feminina? Então a gente conta com o apoio das outras pessoas, com o apoio não só do público também, e ouvir as músicas femininas. Mas dos nossos amigos artistas também, principalmente”, finalizou.
Apresentação Musical
As apresentações musicais prometem ser o ponto alto do especial, reunindo talentos que marcaram o Poesia Acústica ao longo de sua trajetória. No palco, nomes como Azzy, Delacruz, Lourena, MC Cabelinho, MC Hariel e Xamã entregam performances emocionantes de seus versos icônicos, enquanto convidados especiais, incluindo Budah, Chris MC, Negra Li, MV Bill, Projota e Vitão, elevam a energia com interpretações únicas. O encontro de gerações e estilos traduz a essência do projeto: uma celebração da música urbana brasileira em toda a sua pluralidade e potência.
Como assistir?
O especial Som Brasil: Poesia Acústica vai ao ar nesta quinta-feira (21), às 22h35, na TV Globo. Além disso, o programa estará disponível no Globoplay logo após a transmissão.