O popular seriado dos anos 90, “Friends” acaba de chegar a alguns streamings chineses, como Tencent, Youku e Bilibili e alguns fãs perceberam que a produção passou por censura nas adaptações orientais. Algumas cenas foram cortadas ou redubladas para remover insinuações sexuais e até mesmo menções à Carol, ex-mulher lésbica de Ross .
Saiba mais sobre a censura que “Friends” sofreu em streaming chinês
Apesar de já ter terminado há muitos anos, “Friends” é uma febre e conquista cada vez mais fãs. Sendo assim, foram eles os responsáveis por perceber que o seriado estava sofrendo censura na China.
Como exemplos, temos um diálogo em que Ross se refere à Carol que foi removido completamente de um dos episódios da primeira temporada e uma redublagem em que Joey sugere ir ao clube de strip. Na versão chinesa, a fala é alterada para “sair para brincar”.
No Weibo, a principal rede social chinesa, a hashtag #FriendsHasBeenCensored (“Friends foi censurado”, em tradução livre) ficou em alta.
Apesar de tudo isso, essa não é a primeira vez que a transmissão chinesa de “Friends” sofre alterações. O especial que mostrou a reunião do elenco para comemorar os 20 anos da série, lançado em 2021 também sofreu cortes, principalmente os momentos em que os astros pop Justin Bieber, Lady Gaga e BTS fazem suas participações especiais.
Leia também: 5 coisas para conhecer: Travis Barker