A Semana de Arte Moderna foi uma verdadeira revolução no âmbito artístico e linguístico, já que propôs uma busca por uma maior liberdade na hora da criação.
O evento se baseou no Modernismo, um movimento artístico do século XX que tentava romper com o tradicionalismo cultural na hora de representar o mundo e a cultura na arte.
A também chamada Semana de 22 aconteceu na cidade de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no conhecido Teatro Municipal do município.
Grandes nomes participaram deste momento histórico, como: Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Plínio Salgado, Mário de Andrade, Graça Aranha, Oswald de Andrade e muitos outros!
Programação cultural dos 100 anos da Semana de Arte Moderna
Para comemorar os 100 anos desta data, o Tracklist separou 6 opções de programação cultural relacionada ao evento. Confira abaixo:
1. 22+100
Mesmo com a Semana de Arte Moderna só sendo comemorada oficialmente a partir deste domingo (13), o projeto “22+100″, feito pela prefeitura de São Paulo, vem acontecendo desde 22 de janeiro e tem programação para durar 100 dias, acabando em 1° de maio.
Com obras inéditas da nova edição do MAR (Museu de Arte de Rua), vários endereços da cidade recebem arte em diversos formatos, com inspiração no modernismo.
2. “Modernismo. Destaques do Acervo”
Com mais de 1000 obras para apreciar, a exposição conta com a pintura “Amigos“, de Di Cavalcanti (Sala 16), que foi exposta na Semana de 1922.
Com início no dia 26 de janeiro, a exposição tem previsão para acabar apenas no último dia de 2022. O local é na Exposição Pinacoteca: Acervo em todo o prédio da Pina Luz, em São Paulo.
3. O Atelier de Brecheret
A exposição temática tratará sobre Victor Brecheret, um dos artistas da Semana de 22, e apresentara várias de suas obras.
Acontece no Museu Catavento, em São Paulo, de terça a domingo, das 09h até 17h, com entrada a R$ 15.
4. 100 anos de Modernismo
A projeção mapeada “100 anos de Modernismo / São Paulo celebra a Semana de 22” será realizada pelo Estúdio Bijari, na fachada do Palácio dos Bandeirantes, de 13 a 17 de fevereiro.
5. Pilares de 22
Ocorrendo no Memorial da América Latina, a mostra “Pilares de 22” vai trazer caricaturas de artistas brasileiros que foram influência no modernismo na América Latina. Estará disponível do dia 13 de fevereiro até 13 de abril.
6. Esse Extraordinário Mário de Andrade
Com uma visão diferente, a exposição quer centralizar a questão da Semana de 22 em Mário de Andrade e todo seu impacto no modernismo por ser “um personagem de São Paulo”. “Esse Extraordinário Mário de Andrade” vai acontecer no Museu Afro Brasil, do dia 25 de fevereiro até 30 de junho.