A polêmica continua. Após DaBaby publicar um pedido de desculpas no Instagram devido aos comentários de homofobia e sorofobia em um show em Miami, o rapper apagou a publicação sem dar maiores explicações.
Em 25 de julho, DaBaby protagonizou uma cena de ataques à comunidade soropositiva e à comunidade LGBTQIA+. Enquanto se apresentava em Miami, no Festival Rolling Loud, ele fez comentários homofóbicos e ofensivos sobre o vírus HIV e a AIDS:
Veja o vídeo:
Leia também: Homofobia: T.I. defende DaBaby e envolve Lil Nas X em polêmica
DaBaby apaga post com pedido de desculpas à comunidade LGBTQIA+ e soropositiva
Dias após a ampla repercussão negativa do caso, DaBaby fez um pedido de desculpas em pronunciamento no Instagram. Segundo um trecho da publicação:
Porém, sem dar explicações, o rapper deletou ou arquivou a postagem. Em seu perfil, não há mais nenhuma menção ao episódio em Miami.
Esse não foi o primeiro pronunciamento de DaBaby após o show. Em vídeo publicado no dia 26 de julho, o cantor foi às redes sociais para tentar reverter a situação. Porém, sua fala ainda foi extremamente ofensiva.
Assista ao vídeo:
Relembre os últimos acontecimentos envolvendo DaBaby
DaBaby foi duramente criticado por membros e apoiadores das comunidades atacadas. Inclusive, famosos se posicionaram quanto ao episódio.
Dua Lipa e Anitta, que têm parcerias com o rapper, repudiaram as falas do cantor. Dua Lipa se posicionou em rede social: “Estou surpresa e horrorizada com os comentários do DaBaby. Eu realmente não reconheço ele como a pessoa com quem trabalhei. Sei que meus fãs sabem que estou 100% com a comunidade LGTBQ. Precisamos nos unir para combater a ignorância em torno do HIV/AIDS”.
Já Anitta afirmou no Twitter: “Eu sempre vou ficar do lado da minha comunidade LGBTQ+”. Além disso, a cantora também disse que apoia o fim de toda ignorância e estigma sobre o vírus HIV e a AIDS. “Eu condeno toda demonstração de ódio. Deixe o amor brilhar”.
Demais artistas, como Madonna e Elton John, que defendem a causa LGBTQIA+ desde o início de suas longas carreiras, também expuseram sua revolta. Em seu Instagram, Madonna publicou um longo relato e afirma: “Pessoas como você são a razão pela qual nós ainda vivemos em um mundo dividido pelo medo”. Elton John também publicou um relato em sua rede social e diz que as falas de DaBaby “alimentam estigma” sobre o vírus HIV.
Além disso, festivais, como o Lollapalooza Chicago, retiraram o cantor de seus respectivos line-ups após o episódio.