Com a indústria fonográfica totalmente dominada pelo K-pop, é claro que as músicas de 2021 desse segmento seriam da melhor qualidade possível! De BTS à Chung Ha, o lançamento de faixas bem elaboradas neste ano no cenário musical estão sendo parcialmente produzidas pelos artistas sul-coreanos.
Para se ter ideia desse impacto e da entrega musical feita por essas figuras, a NME direcionou uma pauta que abordasse as melhores faixas liberadas até agora do gênero musical originado na Coreia do Sul. Por isso, reunimos 8 dessas canções e decidimos que além de descrever sua importância para o atual momento da música, você também poderá votar naquela que até o momento marcou o seu ano. Confira!
Você pode ver a lista completa da NME aqui!
“Butter” – BTS
Dispensando introduções! O BTS, o maior grupo musical masculino da atualidade, é sem sombra de dúvidas o que há de melhor no K-pop, e com o seu segundo single em inglês, “Butter”, a sua relevância e sucesso é cada vez mais notável.
Hit de vendas e streams, a faixa se encontra pela quarta semana consecutiva em #1 na Billboard HOT100, maior parada musical dos EUA, convertendo o septeto no primeiro e único ato coreano a realizar esse feito no chart.
Longe de derreter, “Butter” é uma canção que instiga o melhor do verão e alimenta a sede de energia dançante que todos estão presos em meio a esse caos pandêmico. Ou seja, é um verdadeiro escapismo tropical e refrescante para os ARMYs e qualquer público que adora uma dose de serotonina musical!
Leia também: BTS: “Butter” quebra recorde no Youtube! Confira 4 feitos do grupo sul-coreano
“Bicycle” – Chung Ha
O carro-chefe do primeiro álbum de Chung Ha, “Querencia”, soa como um pop perfeito! A sul-coreana trouxe elementos além do esperado e encontrado no K-pop. A versatilidade da cantora na música é o ponto alto de “Bicycle”.
O poder apresentado na canção de uma das estrelas mais requisitadas do estilo sul-coreano é o que faz o single ser único e simplesmente um dos melhores desse ritmo musical no ano. Acompanhado de um MV pra lá de super produzido, a faixa não decepciona em nenhum momento!
“You Make Me” – Day6
Formado pela JYP Entertainment, o Day6 é uma banda sul-coreana que explora com excelência o Pop Rock de maneira eficiente. Em “You Make Me”, o quinteto leva a sério as emoções e aborda com ternura a saúde mental, essa que o grupo já viu sendo fragilizada no ano de 2020 ao enfrentar problemas sérios de ansiedades entre os integrantes.
“You Make Me” é o single principal de “Negentropy”, o capítulo final da série “The Book Of Us”, que teve suas atividades de promoções suspensas devido ao diagnóstico da doença no ano passado.
“Yeonnam-dong” – DVWN feat. lIlBOI
Leve e doce! “Yeonnam-dong” é a definição de música boa para se escutar curtindo um bom passeio ao ar livre e esquecer de qualquer caos que o mundo esteja encarando.
A colaboração de DVWN com lIlBOI exala paz e tranquilidade, o que torna a faixa mais interessante, pois é como uma dose de emoção ainda não experimentada antes, principalmente se for sua primeira vez ouvindo e tendo contato com o trabalho do sul-coreano.
Brincando com o jazz, R&B e o rap em 3 min e 32 segundos, o material do cantor transparece conforto e uma melancolia ótima de sentir.
“First” – EVERGLOW
O EVERGLOW retornou ao cenário musical do K-Pop com um monstruoso single que mostra o poder e a confiança dessas seis integrantes que cantam sobre a ousadia e o poder feminino em “First”.
De looks bem servidos a um Hip-Hop descomunalmente coreografado, a canção dita com firmeza que o grupo feminino sul-coreano possui muito de uma condução ao estrelato, marcado por vocais impecáveis e uma absurda presença de palco.
“LILAC” – IU
Há 13 anos surgia IU em meio ao grandioso universo do K-Pop. Com o tempo, a novata foi se figurando em um dos maiores nomes do estilo musical na Coreia do Sul, e hoje, ela segue sendo uma referência e uma clara expoente mundial desse gênero graças a sua talentosa e doce voz que inspira a todos.
Em “LILAC”, a sul-coreana aposta todas as suas múltiplas habilidades e entrega com fervor e proeza uma faixa que conversa diretamente com o público. É um pop revigorante e delicioso de se ouvir que misturado com os anos de sucesso que IU possui, vai se tornando cada vez mais penetrante na mente. É uma celebração da vida!
“Tail” – SUNMI
A sensualidade existente em cada detalhe do single “Tail”, da ex-integrante do Wonder Girls, cativou a todos. A liberdade e maturidade desenvolvida ao longo da execução da música é de fato o que faz do som de SUNMI ser absurdamente viciante.
Na canção, a solista revela ao mundo os seus diversos talentos quando o assunto tratado é a pluralidade musical, que ela assim como ninguém, sabe muito bem evocar.
Uma pitada atraente e sedutora da artista junto a sua eloquente voz, faz de “Tail” uma singular e saborosa faixa que explora o seu magnetismo e poder feminino.
“Unnatural” – WJSN
Lançado no EP de mesmo nome, “Unnatural” é como o significado da sua tradução literal em português. Um ar de “não natural” ao se afastar do seu já tradicional pop otimista e fantástico e adentrando fortemente em uma pegada mais madura com vocais marcantes e limpos. Logo, o grupo feminino de K-pop realça no single contrastes fortes, que marcam uma distinta e gostosa sonoridade ainda não vista em sua discografia.
Agora chegou sua vez! Para você, qual foi melhor faixa do gênero musical sul-coreano lançado até agora? Vote!
Suas músicas de K-Pop favoritas em 2021 entraram na nossa lista? Conta pra gente no nosso Twitter!