Donald Gloover, também conhecido como Childish Gambino, está sofrendo um processo por suposto plágio da música “This Is America“, uma das faixas de maior sucesso de sua carreira e ganhadora de quatro Grammys. As acusações são do rapper Kidd Wes que afirma que Gambino copiou sua música “Made In America”, lançada em 2016.
Leia também: Assista ao filme de Rihanna e Childish Gambino
“This Is America” foi lançada em 2018 e rapidamente se tornou um hit viral no mundo todo. Abordando a questão racial nos Estados Unidos, a faixa rendeu ao rapper o Grammy de Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor performance de Rap e Melhor Vídeoclipe. Porém, de acordo com as acusações de Wes a música é “flagrantemente similiar” a sua canção “Made In America”.
Nos documentos oficiais apresentados a justiça, Kidd Wes afirma que existem diversas similaridades entre as duas faixas que incluem, mas não se limitam a “quase idêntico ritmo, letra, temática da composição e performance contida no refrão que seriam as peças-chaves das duas composições”. O rapper ainda descreve no documento que a semelhança entre a sua música e a de Gambino vão “além da coincidencia”. O documento completo está disponível aqui.
Kidd Wes contratou um musicologista para analisar e comparar as duas músicas. Ainda de acordo com o documento do processo, a análise oficial foi de que as semelhanças entre as composições provavelmente não são por acaso. O rapper procura um julgamento e compensação por danos, incluindo a perda dos lucros e oportunidades que a canção proporcionou a Childish Gambino.
O processo está sendo destinado a Donald Gloover (Childish Gambino), às gravadoras RCA, Roc Nation e Atlantic, à Sony Music, aos co-compositores da faixa, entre outras partes. Até mesmo o rapper Young Thug, que grava o vocal de apoio da canção, é citado no documento.
Ouça as duas faixas abaixo:
Esta não é a primeira vez que Childish Gambino é acusado por suposto plágio de “This Is America”
Por incrível que pareça, esta não é a primeira vez que Donald Gloover é acusado de ter copiado a música “This Is America” de um outro artista. Em 2016, fãs do rapper Jase Harley notaram algumas semelhança entre a faixa “American Pharaoh” do rapper e a música ganhadora do Grammy de Gambino. Harley nunca chegou a reivindicar os direitos autorais legalmente, porém fez um post no Instagram afirmando que se sentia “extremamente humilde em ser reconhecido e creditado como um dos, ou a inspiração original, para um das mais importantes obras da música e arte visual do nosso tempo”.
Escute a faixa de Jase Harley: