in

20 anos de Forfun: relembre grandes marcos da banda

foto da banda forfun em preto e branco

No ano de 2021, a banda carioca Forfun completa 20 anos. Em comemoração ao aniversário, o grupo finalmente lançou o primeiro disco oficial da carreira, Teoria Dinâmica Gastativa, nas plataformas de streaming, após 16 anos.

Além de História de Verão, maior música da carreira do Forfun, os sucessos Hidropônica e Cara Esperto também estão presentes no disco.

Videoclipe de História de Verão.

Ao anunciar o lançamento do TDG (como o álbum Teoria Dinâmica Gastativa é conhecido), os fãs ficaram esperançosos por mais surpresas após o trecho “dando início às comemorações pelos 20 anos de Forfun”. Será que vem aí?

https://twitter.com/ForfunOficial/status/1360348578489790470

Apesar de se tratar de um álbum de 2005 e a banda ter acabado há seis anos, Forfun foi parar nos Trending Topics no Twitter no dia do (re)lançamento do álbum (19/2).

Veja a reação dos fãs com a novidade:

https://twitter.com/lignes_/status/1362759266751365121

Trajetória do Forfun

Criado em 2001, o Forfun foi uma das bandas mais populares do rock brasileiro do início dos anos 2000. Com quatro álbuns de estúdio – Teoria Dinâmica Gastativa, Polisenso, Alegria Compartilhada e Nu – e um álbum ao vivo, o grupo permaneceu em atividade por 14 anos.

No comunicado oficial do término da banda, Danilo, Rodrigo, Vitor e Nicolas resumiram a trajetória do Forfun: “700 shows  (em 21 estados e 130 cidades pelo país), quatro discos, um DVD e uma história pioneira e inspiradora de viabilidade de um trabalho independente”.

Logo após o fim do quarteto, três dos integrantes da formação original do Forfun iniciaram um novo projeto musical: a banda BRAZA.

Videoclipe de Segue o Baile.

Grandes marcos da carreira do Forfun

Para comemorar os 20 anos da banda e a entrada do TDG no Spotify, relembramos aqui alguns dos grandes momentos da carreira do Forfun.

Videoclipe de Morada.

Forfun ao vivo no Circo Voador

O DVD Forfun ao vivo no Circo Voador é o primeiro e único álbum ao vivo da banda. O show foi gravado no Circo Voador, uma das mais importantes casas de show do Brasil, em 2012 com uma setlist que relembra os até então 11 anos de carreira do grupo.

O show contou com várias participações especiais como Dedeco do Dibob, Liminha, o produtor do TDG, Rodrigo Lima do Dead Fish e até Toni Garrido do Cidade Negra.

Forfun e Toni Garrido apresentando Minha Joia ao vivo.

Entretanto, para a realização do evento acontecer, o Forfun precisou da ajuda dos fãs. O valor total para realizar a gravação do DVD era de R$ 160.000,00 e para alcançar a quantia, o público ajudou a banda por meio de um projeto de financiamento coletivo. Durante a arrecadação, foram estabelecidos pelo grupo alguns pacotes com recompensas correspondentes ao valor que o fã se dispusesse a pagar.

Apenas um dia antes do show o valor foi atingido, e também ultrapassado. O Forfun arrecadou, no total, R$ 187.549,00, batendo o recorde brasileiro de maior arrecadação já atingida em um projeto de música, título que antes era da banda Dead Fish.

Forfun e Rodrigo Lima apresentando Dia do Alívio.

MTV ao vivo – 5 Bandas de Rock

Por muito tempo a MTV foi a maior vitrine da música nacional. Então, em 2007, um grande feitio do Forfun foi ter sido uma das bandas participantes do MTV ao vivo – 5 Bandas de Rock. A ideia do show era juntar cinco das bandas do rock nacional mais relevantes da época em um especial.

Além do Forfun, o evento, gravado no Via Funchal, teve os shows de Fresno, Hateen, Forfun, NX Zero e Moptop. Cada banda teve um set de quatro músicas, que posteriormente foram televisionados na MTV e ganharam um álbum físico.

Forfun apresentando Hidropônica no MTV ao vivo.

Premiações

Durante a carreira, o Forfun recebeu inúmeras indicações e foi vencedor de diversos prêmios nacionais. Ainda na época do auge da MTV, o grupo foi indicado ao VMB 2006 (premiação da emissora) na categoria Videoclipe do Ano: Escolha da Audiência por História de Verão e na categoria Clipe Revelação por Hidropônica. No mesmo ano, a banda também foi indicada como Banda Revelação no Prêmio Multishow.

Após a chegada do segundo álbum do grupo, Polisenso, eles venceram o prêmio de Melhor Banda de Rock no VMB 2009. O disco foi muito reconhecido devido ao sucesso que fez na internet, totalizando mais de 800 mil downloads na época.

Forfun recebendo o prêmio de Melhor Banda de Rock do VMB 2009.

Em 2011, o grupo lançou o terceiro álbum, Alegria Compartilhada, que ganhou a categoria de Disco do Ano no Prêmio Rock Show. Já um dos singles, Quem Vai, Vai, foi indicado a Hit do Ano no VMB do mesmo ano.

Nos últimos anos da banda, o Forfun levou a categoria Hit do Ano no VMB 2012 por Largo dos Leões.

foto da banda forfun em preto e branco
Foto: Reprodução.

Você pode ouvir o álbum Teoria Dinâmica Gastativa completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *