in ,

Tracklist entrevista: Banda do Mar

A Banda do Mar é composta por Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred Ferreira, onde ninguém sabe ao certo (nem mesmo eles) se podemos chamar de projeto ou de grupo. A verdade é que o dito ”projeto paralelo” vem chamando bastante atenção da mídia e dos fãs, não somente por quem compõe a Banda, mas também pela grande carga de influências claramente vistas no álbum, que veio de imediato com um dos melhores álbuns lançado no ano.

A banda veio tão cheia de boa intenções que começou no dia 10 de outubro uma grande turnê pelo Brasil, e passará por cidades não convencionais na agenda de vários artistas, assim como a própria Mallu Magalhães, que vem morando há algum tempo em Portugal com o Marcelo. Fred Ferreira, que é amigo do casal, também mora em Portugal, onde nessa ponte entre Brasil e Lisboa, conseguiram consolidar um grande plano de gravar um disco entre amigos e família.

Agenda de shows
Agenda de shows

Em parceria com o Banda do Mar fãs e Mallunáticos, os maiores fã-clubes da banda e da Mallu no Brasil, conseguimos entrevistar o trio, que respondeu nossas perguntas por email e nos contaram sobre a ansiedade de fazer a turnê em solos brasileiros e também sobre as grandes influências que o álbum recebe. Confira:

1462860_395208937294615_5676695387222918564_n

1) Quais têm sido as expectativas para essa grande turnê no Brasil? Vocês (já) sentem que o público  recebeu bem o trabalho da ”Banda do mar”, ou as reações dessa dicotomia positivo/negativo veio somente pela ansiedade de quem compõe a banda?
Mallu: Estamos muito ansiosos e animados para começar logo a turnê. O público tem sido querido e temos recebido bastante coisas boas em respeito ao cd.
 
2) Além de Portugal ter um lugarzinho especial nesse disco, o que é meio óbvio pela sonoridade e também pela geografia que estão presentes, quais foram as outras influências que vocês utilizaram/pesquisaram na hora de compor?
Mallu: Cada um doou um pouco de si e das suas próprias influências, acho que principalmente eu e o Marcelo acabamos transmitindo não só a cidade, mas também a nossa mudança, a casa e a vida nova em um lugar novo.
 
3) Fred, você entrou com o processo de criação de harmonias, escolha de instrumentos e arranjos. Como se deu esse processo de criação e escolha? Você usou algum critério, ou foi mais por intuição?
Fred: Todos nós participamos juntos e usamos elementos que gostamos, que achamos que contribuiria para o resultado final. Todo o processo foi pensando no resultado final, em fazer a melhor música, a melhor melodia, o melhor disco.
10288766_322631714552338_6658193113927450840_n
 
4) Corrijam-nos se eu estivermos errados: todo cantor e compositor sempre tem a faixa favorita do disco, certo? Qual a menina dos olhos para cada um de vocês?
Mallu: Posso falar por mim, cada faixa é especial pra mim. Cada uma tem um significado e uma importância diferente pra mim.
 
5) Marcelo, é inevitável pensar na Banda do Mar sem pensar em seus projetos anteriores, principalmente em Los Hermanos. Mudaremos o foco da pergunta para o seu último trabalho solo, “Toque Dela”, de 2011. Nesses três anos que se passaram, você buscou novas inspirações para o álbum da Banda do Mar ou levou, ao seu novo projeto, um pouco do que trabalhou em seu último disco solo?
Marcelo: Não só eu, como a Mallu e o Fred acabamos trazendo para a Banda do Mar nossas influências, tanto dos últimos trabalhos de cada um, como também o momento que estávamos e estamos vivendo.
 
6) Na turnê em que vocês passarão pelo Brasil, não podemos deixar de notar que a Banda do Mar fará apresentações em locais que fogem do eixo das capitais, tais como Dourados (MS) e Americana (SP). Como se deu esta decisão? 
Mallu: Quem cuida da nossa agenda e de vendas de show é nosso escritório. Mas estamos muito felizes com isso, de poder mostrar nossos show e vários lugares.
Banda-do-Mar-4
 
7) Mallu, o que não faltaram foram comparações em relação aos seus álbuns de estúdio e, na mesma progressão, à sua idade. Você esperava pela mesma reação de público e crítica no lançamento da Banda do Mar?
Mallu: Acho que nenhum de nós esperava a reação que tivemos do público, é claro que sempre esperamos e queremos que as pessoas gostem, mas as pessoas nos surpreenderam com a receptividade que tiveram com a banda e o disco.
8) Vocês possuem outras faixas gravadas que não entraram no álbum? Se sim, pretendem fazer o que com elas?
Mallu: Gravamos só o que entrou no disco, mas acabamos ficando com outras canções sim, mas não pensamos o que vamos fazer com elas. Estamos bem focados nesse cd e na turnê agora.
 
9) Vimos que vocês tem um fã clube (Banda do Mar fãs) muito dedicado, e que sempre está acompanhando os passos de vocês, reúnem fãs, postam noticias e etc. Qual a relação que vocês têm com eles? É uma relação recíproca de carinho e atenção?
Mallu: Com certeza. Adoramos esse carinho todo que estamos recebendo e, claro que adoramos eles também, já que os fãs são os principais responsáveis pelo nosso sucesso.
 

Para maiores informações sobre a turnê da banda, acessem Banda do Mar fãs e fiquem sempre de olho no Tracklist.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *