Na noite da última quinta-feira (19), Xande de Pilares fez sua tão aguardada estreia no Rock in Rio 2024, reafirmando seu lugar como um dos grandes nomes do samba carioca. Em uma apresentação memorável no Espaço Favela, palco o quall foi nomeado embaixador, o músico emocionou o público com sua música e entregou uma performance que vai além do ritmo, trazendo uma forte mensagem de representatividade e superação. Natural de uma favela do Rio de Janeiro, o cantor não escondeu seu orgulho e emoção por estar no palco de um dos maiores festivais de música do mundo, destacando o quanto essa oportunidade marcou sua trajetória.
Em entrevista ao Tracklist, Xande falou sobre a mistura de sentimentos que envolveu o convite para se apresentar no Rock in Rio. Apesar de sua experiência nos palcos, ele confessou que inicialmente sentiu um certo receio em aceitar o desafio, especialmente por conta do preconceito que ainda persiste em alguns espaços. Confira!
Leia também: Ed Sheeran segura posto de headliner do Rock in Rio 2024 com carisma, voz e violão
Xande de Pilares fala sobre medo de estreia no Rock in Rio
Durante a entrevista, Xande de Pilares revelou que o convite para se apresentar no Rock in Rio foi um momento de grande alegria, mas também de apreensão. “Primeiro com um pouquinho de medo, tá? Porque devido ao preconceito, que hoje tá bem reduzido, a gente fica com receio, porque não sabe como vai ser recebido”, afirmou o cantor, lembrando que nunca havia subido ao palco do festival, mesmo tendo participado como espectador na primeira edição, em 1985.
O músico contou que sua relutância foi superada após uma conversa com Zé Ricardo, curador do evento. “Eu fui irredutível e tal, mas ele insistiu: ‘Eu quero com você’”, revelou, que aceitou o desafio após entender a importância de sua participação no evento. “Depois do que aconteceu hoje, sou um bom marinheiro de primeira viagem”, brincou, aliviado e feliz com o resultado de sua estreia.
Além do orgulho de estar no Rock in Rio, Xande de Pilares também está em um momento de celebração por outro feito histórico em sua carreira: a indicação ao Grammy Latino na categoria “Álbum do Ano” com seu trabalho “Xande Canta Caetano“. “Ser o único brasileiro indicado como Melhor Álbum pra mim já é coisa pra caramba”, afirmou o cantor, emocionado.
Ao refletir sobre o reconhecimento internacional, Xande fez questão de agradecer e valorizar o impacto que essa conquista teve em sua vida. “Duas indicações para mim é muita coisa”, disse, com humildade, e completou: “Esse disco é uma das coisas mais maravilhosas que já aconteceram na minha vida. E só a indicação ao Grammy já é um resultado incrível.”
O cantor encerrou com um sentimento de realização, não só pela estreia no Rock in Rio, mas também por poder celebrar sua trajetória e a força de suas raízes. “Estou muito feliz e muito orgulhoso de ter saído do morro da favela e estar aqui, representando a favela no maior festival do mundo”, concluiu.