O início de agosto marca uma nova tradição para os swifties, como são conhecidos os fãs de Taylor Swift, dona da canção “august”, música que se refere ao oitavo mês do ano – mobilizado como o “August Day”. Entenda o que significa e saiba mais sobre a canção a seguir.
Entenda o que é “August Day”, dia mobilizado por fãs de Taylor Swift
“august” integra o “folklore”, oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift, lançado em 24 de julho de 2020. Não por acaso listada como a oitava faixa do disco, a canção vem se tornando uma tradição a cada novo ano, quando os fãs da artista concentram seus streams na música no 1º dia do mês, sendo assim o “August Day”.
Por outro lado, também chama a atenção a pura coincidência envolvendo o Dia do Folclore no Brasil, celebrado justamente no mês de agosto, no dia 22 — correspondente, aliás, a outra música da artista, capaz de gerar terremotos em seus shows da “Eras Tour”, conforme noticiou o New York Times na última sexta-feira (28).
Nos dias que antecederam o “August Day”, usuários das redes sociais brincaram com postagens que destacam sua expectativa para a chegada do dia 1º de agosto. Por cima dos vídeos, eles exibem o horário 23h59 de 31 de julho, enquanto aparecem deitados de olhos fechados, como se estivessem dormindo. A partir do momento em que o relógio muda para 0h do dia 1º, os fãs acordam animados ao som de “august”.
Outros internautas demonstraram sua empolgação pela chegada de agosto dublando a letra ou usando imagens da cantora na “Eras Tour”. Veja:
A canção compõe o “Teenage Love Triangle” do álbum — três músicas cujas letras se complementam formando uma história fictícia de triângulo amoroso adolescente. Enquanto “august” traz a perspectiva de uma jovem que vivenciou um breve romance de verão [do Hemisfério Norte] sem que a relação fosse assumida, as outras duas, “betty” e “cardigan”, contam os lados dos demais envolvidos.
Mais um ponto relevante é que “august” entrou na trilha sonora da série “The Summer I Turned Pretty” (“O Verão que Mudou Minha Vida”), da Amazon Prime Video. Bastou aparecer na prévia da segunda temporada que a faixa foi parar na 17ª posição da parada musical Hot Rock & Alternative Songs, da Billboard, no chart datado de 24 de junho.
O aumento dos streams na semana de rastreamento, de 9 a 15 de junho, foi impulsionado pela divulgação do trailer, realizada em 8 de junho. De acordo com a Luminate, foram registrados 3.9 milhões de reproduções oficiais nos Estados Unidos, o que representou um crescimento de 24% em relação à semana anterior.
Segundo a Billboard, músicas mais antigas são elegíveis para classificação da Hot Rock & Alternative Songs se estiverem na metade superior do gráfico e com um motivo significativo para reentrada. À época do lançamento, “august” alcançou a 5ª posição, no chart de 8 de agosto de 2020. Também em 8 de agosto de 2020, o álbum “folklore” estreou no topo da Billboard 200, liderando a parada de discos por oito semanas.
A maior procura por “august” também ocorreu neste período ano passado, quando a faixa atingiu o primeiro lugar das paradas LyricFind U.S. e LyricFind Global, marcando a primeira semana da música no topo de ambas as listas. De acordo com o LyricFind, “august” subiu 3.768% globalmente e 3.753% nos EUA em buscas e usos de letras.
Os gráficos LyricFind Global e LyricFind dos EUA classificam as faixas que ganharam impulso mais rápido em consultas de pesquisa de letras globalmente e nos EUA, fornecidas por LyricFind. O gráfico global inclui consultas de todos os países, incluindo os EUA.
A artista americana desembarca em solo brasileiro em novembro para seis shows. Os primeiros acontecem nos dia 17, 18 e 19, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. Em seguida, a estrela chega em São Paulo, onde faz shows nos dias 24, 25 e 26, no Allianz Parque. A artista escolhida para realizar a abertura dos shows foi Sabrina Carpenter, que se apresentou recentemente em solo carioca e paulista, no MITA Festival.