Alimentando rumores da produção do novo álbum desde o ano passado, Shakira vem compartilhando fotos de sessões em estúdio de gravação e deixando o público cada vez mais sedento por um material discográfico.
A cantora lançou seu último disco, “El Dorado”, em 2017, e até então o seu último single, “Clandestino”, com Maluma, poderá finalmente fazer seu retorno ainda este ano.
Sempre muito esperada e aclamada, a colombiana não deixou de trabalhar e esteve presentes nesse meio tempo em colaborações como a mais recente faixa “Girl Like Me”, do projeto, “TRANSLATION”, da banda Black Eyed Peas, que se tornou um viral no Tik Tok, acompanhado de um super videoclipe que já atingiu mais de 412 milhões de visualizações.
Mas o que será que a artista nos reserva para o futuro com seu novo disco? Vem descobrir nesta matéria!
Os produtores do novo álbum de Shakira
Com o desenvolvimento do seu 12º material discográfico, a voz de “Chantaje” já nos adiantou que trará nele grandes nomes de produtores da indústria fonográfica.
Em recentes publicações, a cantora posou ao lado de Andrew Watt, Emily Warren e Ian Kirkpatrick, os mesmos colaboradores de “Future Nostalgia”, álbum de Dua Lipa, e de outros materiais como os de Justin Bieber, Selena Gomez e Miley Cyrus.
Estima-se que a produção do SHAK12 não iniciou em 2021, já que haviam rumores rondando a imprensa, principalmente a latina, de que ela estaria trabalhando nele desde 2019.
Ao longo do tempo, Shakira foi informando que estava em várias sessões de gravações do seu novo disco por meio de postagens nas redes sociais dentro dos estúdios.
Além desse grupo, a colombiana permanece ao lado da sua equipe de longa data, após se reunir com Afro Verde (o papa da música latina e CEO da Sony Music Latin), seu time de Marketing e com o renomado produtor musical Rafa Arcaute, ganhador de 13 Grammy Latinos e 2 Grammy EUA.
O porto-riquenho Tainy que esteve envolvido na produção do EP em espanhol “Revelácion”, de Selena Gomez, também faz parte dessa grande turma que irá compor o desenvolvimento novo álbum da latina. Durante a pandemia, ele e outros colaboradores se encontraram virtualmente:
Eu sou uma super fã dela e sempre tive isso em meus objetivos, de ver quando eu poderia trabalhar com Shakira e graças a Deus me foi dada a oportunidade. Ainda não conseguimos ver o resultado dessa combinação, mas tudo acontece por algo e tudo tem seu ritmo.Ela saberá exatamente quando precisa lançar as músicas em que pudemos trabalhar e em que momento seria indicado. Vamos aguentar um pouco mais a ansiedade, eu acredito que a grande Shakira nos abençoa com essa música.
Os parceiros de sempre Tim Mitchell, Brendan Buckley e Albert Menendez também estão participando desse momento de criação.
A sonoridade do 12º disco de Shakira
Colombiana e descendente de libaneses, a cantora nunca negou suas raízes em suas músicas. “Ojos Así” foi sua primeira canção com influências árabes e desde lá a artista já experimentou diversos tipos de sonoridade.
Uma das mais conhecidas e amadas foi o Rock, gênero esse que está presente em muitas das suas canções, principalmente no álbum “Piez Descalzos”. Vale ressaltar que a colombiana mudou o visual e resgatou o clássico look que usava em 1999 com cabelos tingidos entre vermelho e rosa.
Além desses sons, é evidente que Shakira está tentando adentrar em novas musicalidades ainda não experimentadas por ela. Com isso, no Super Bowl ficou evidente a introdução de uma nova sonoridade, a Champeta, o ritmo dos bairros caribenhos colombianos que fizeram o público do maior evento televisivo dos EUA dançar.
Isso sem contar com o famoso e bem sucedido reggaeton que está ocupando as playlist e caindo no gosto do público. A intérprete de “Waka Waka” fez e provavelmente continuará fazendo uso desses gêneros musicais em seu novo álbum. Qual será o mais encontrado entre as faixas do SHAK12? Seguindo a linha diversa da cantora, o disco será repleto de diferentes ritmos e influências sonoras.
Data de lançamento e composições do projeto
Uma compositora nata, a estrela de Barranquilla revelou recentemente que escreveu “toneladas de canções em 14 dias”. Segundo um jornal espanhol, a diva está preparando o lançamento do novo material discográfico para o mês de novembro de 2021.
Entre outras fontes próximas a ela garantiram que a artista possui mais de 100 faixas, de sua própria autoria, das quais algumas poderiam integrar o futuro projeto. Somado a isso, o periódico europeu destacou que haverá no novo álbum parcerias em espanhol e inglês, sendo essas algumas músicas inéditas compostas por Shakira.
Os fãs da colombiana se mostram bastante confiantes e pacientes com a espera do seu novo trabalho discográfico, pois sabem que a Era está apenas começando e que será mais uma de suas excelentes fases musicais.
E você, quão ansioso está para ouvi-lo? Conta pra gente no nosso Twitter!