O filme brasileiro “O Último Azul” irá concorrer a um importante prêmio internacional: o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2025! A organização do evento revelou a programação completa nesta terça-feira (21).
Leia mais: “Opus”: veja trailer e mais detalhes do filme
Esse não é o único título brasileiro na lista do festival cinematográfico: o longa “A Melhor Mãe do Mundo” também fará parte da programação. Dirigido por Anna Muylaert, o filme fará parte da seleção Especial Berlinale.
A 75ª edição do Festival de Berlim acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro, na capital alemã. O cineasta norte-americano Todd Haynes atua como o presidente do júri da competição principal.
“O Último Azul”: saiba mais sobre o filme brasileiro que concorre a prêmio no Festival de Berlim 2025
Dirigido por Gabriel Mascaro – também conhecido por seu trabalho em “Boi Neon” e “Divino Amor” -, o filme “O Último Azul” se passa na Amazônia, em uma ambientação distópica. Na trama, o governo brasileiro cria um sistema de isolamento compulsório para idosos em uma colônia habitacional.
Nestas circunstâncias, Teca, uma mulher de 77 anos, recebe a notícia de que será exilada antes do previsto. Assim, ela embarca em uma viagem às escondidas, passando em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar um último sonho: passear de avião.
O elenco da produção apresenta Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo. Em nota à imprensa (via CNN Brasil), o diretor Gabriel Mascaro falou sobre a presença do filme no festival internacional:
“O simples fato de ‘O Último Azul’ ter sido selecionado para a principal sessão da Berlinale já representa uma grande vitória para o cinema brasileiro. Fico extremamente honrado em saber que nosso filme vai competir pelo Urso de Ouro, mas o maior prêmio já conquistamos, que é ver a cultura brasileira vibrante novamente”, disse.
Com a indicação, o longa-metragem passa a concorrer ao prêmio de maior prestígio do Festival de Berlim. Esse é o primeiro título brasileiro a disputar a honraria deste 2020, quando “Todos os Mortos” e “Meu nome é Bagdá” participaram do evento. Além disso, “Central do Brasil”, de 1998; e “Tropa de Elite”, de 2008 já conquistaram o troféu.
“O Último Azul” tem estreia prevista para 2025, mas ainda não há uma data de lançamento definida.
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.