in , , ,

Análise: O que podemos esperar do Lollapalooza 2022?

Lollapalooza Brasil 2022
Foto: Divulgação

A semana tem sido de apreensão e expectativas para os fãs de festivais. Após as movimentações do line-up do Rock In Rio (que já teve primeira leva de ingressos esgotada), o Lollapalooza Brasil mantém segredo dos artistas confirmados que, por enquanto, não têm previsão de serem anunciados. O festival já foi adiado por três vezes, e, agora, confirma a edição em 2022 nos dias 25, 26 e 27 de março.

A edição de 2020 tinha nomes como Travis Scott, Gwen Stefani, Lana Del Rey, The Strokes e Guns ‘n’ Roses como principais headliners dos três dias. No entanto, com a piora do cenário da pandemia e as incertezas da imunização naquele momento, os planos ficaram em stand-by. Vez ou outra, esses nomes voltam a movimentar as redes sociais com a possibilidade de ainda estarem confirmados, mas nada é dito oficialmente.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, o ano de 2022 parece cada vez mais claro de uma possível volta à normalidade – e, pelo menos, é nisso que os organizadores de evento estão se sustentando em suas previsões. E, dado esse momento, surge a pergunta: o que esperamos de um festival de tamanha magnitude quanto o Lollapalooza?

Leia também: Lollapalooza Brasil 2022: como comprar ingressos?

Lollapalooza Brasil 2022
Site do Lollapalooza abandona “formulário de indicações” e já está preparado para anunciar o line-up, o que aumenta as expectativas | Foto: Divulgação

Lollapalooza 2022 será o primeiro evento do ano, mas será que estamos preparados?

As festas de fim de ano em 2021 darão o primeiro termômetro para eventos de grande porte no Brasil. Com mais da metade da população vacinada com a primeira dose, ainda precisamos avançar na vacinação completa, que, de fato, impacta os números e tem a verdadeira capacidade de frear a contaminação pelo vírus.

Além disso, o Carnaval, que foi cancelado em 2021, tem previsão de retorno em alguns estados. O Rio de Janeiro, por exemplo, já organiza blocos de rua para 40 dias, de janeiro a fevereiro, algo que não será realidade (pelo menos por enquanto) em outras regiões do país. São Paulo também já estabeleceu seu próprio calendário de festas. O sudeste, como um todo, também mobiliza o retorno dos desfiles das escolas de samba, que atraem centenas de milhares de turistas todos os anos. Porém, ainda é um evento incerto de acontecer.

O Lollapalooza, por outro lado, já bateu o martelo com datas. Portanto, tem tudo para ser o primeiro grande evento de 2022. A preocupação, porém, está, além da vacinação, em todo o hype para o retorno de eventos desse porte. Afinal, estamos todos cansados da mesmice imposta pelas medidas restritivas. E, você que gosta tanto de música quanto nós, deve ter percebido o quanto sua vida social depende de algo relacionado a isso.

Tendo isso em mente, o Lollapalooza carrega em si uma grande responsabilidade: abrir com tudo a nova temporada de shows e festivais. Não à toa, o próprio governo do Estado de São Paulo anunciou que essa edição será a maior da história, justamente pelo tempo de preparação, somado às grandes expectativas. O evento deverá ter como principais pilares a diversidade (queremos ver vários artistas diferentes entre si e matar a saudade!), a segurança (tanto em infraestrutura, quanto sanitária) e, não menos importante, a boa disposição para três dias de shows. 

Um bom line-up deverá ter isso como DNA: artistas que querem dar tudo de si, que enxergam na América Latina essa necessidade de cantar a plenos pulmões, e não somente subir ao palco como obrigação. Além disso, precisam ter bons trabalhos, e, preferencialmente, recentes. A seguir, listamos 4 bandas que poderiam suprir todo esse checklist!

Glass Animals

A banda inglesa Glass Animals é a primeira da lista por uma série de motivos que conspiram a favor. O primeiro é que, em 2020, o grupo renovou por completo sua discografia com o lançamento de “Dreamland” (o hit “Heat Waves” como principal faixa do trabalho, sendo lead single), seu terceiro álbum de estúdio.  Essa mudança deu à banda um frescor que não víamos em bandas em muito tempo, quase como um projeto experimental que, excepcionalmente, deu certo. Glass Animals, atualmente, proporciona em suas apresentações não somente música, mas experiência de imersão ao público – o que é ainda mais importante.

Recentemente, eles estão ganhando reconhecimento em apresentações em talk shows, como o The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, além de terem uma agenda confirmada para 2022. O único intervalo, coincidentemente, é durante a época do Lollapalooza no Brasil.

Circa Waves

Um dos melhores álbuns de 2020, Circa Waves lançou o excelente “Sad Happy” (dois álbuns em um) e tem tudo para ser uma das bandas mais queridas desse momento. Assim como todo o resto do cenário musical, o grupo precisou pausar apresentações, que agora retomam em países específicos, como a Inglaterra, lugar de origem da banda.

Em turnê em 2021, o grupo, que ainda é mais conhecido entre os fãs do rock alternativo, tem a capacidade de ser escalado para festivais que têm a premissa de apresentar bandas mais recentes, o que vem ao caso. 

Tame Impala

Provavelmente uma das bandas preferidas do público-alvo do Lollapalooza, Tame Impala já vem fazendo barulho desde o “Slow Rush”, lançado também em meio à pandemia. Aclamado pelos trabalhos experimentais em sua discografia e pela psicodelia em palco, a banda vem numa escalada de reconhecimento e ampliando sua capacidade de público.

Atualmente, a banda está em turnê pela Europa, Austrália e nos Estados Unidos, com datas já confirmadas para 2022, inclusive, no México. 

The Strokes

Confirmada na edição cancelada, The Strokes tem uma característica muito particular que nos motiva a cogitar (e torcer) sua vinda para o Brasil: o fato de ser uma banda que trouxe a nostalgia dos anos 2000 aos próprios fãs, desde o lançamento do single “Bad Decisions” e, sequencialmente, com o álbum “The New Abnormal”, de 2020.

A sensação é que, ao ouvir a banda atualmente, estamos retornamos às décadas passadas, onde tudo parecia muito mais fácil e mais divertido. E essa é a mesma sensação que queremos agora, num mundo pós-pandemia. É a pedida perfeita para um festival de grande porte como o Lollapalooza, e, pela agenda do grupo novaiorquino, é algo que eles desejam realizar nessa nova fase. Recentemente, eles estão confirmados como parte do lineup de festivais na Europa, junto a outras bandas excelentes, como o Royal Blood, Alt-J, Muse e Two Door Cinema Club. Foi anunciada também uma turnê pelos Estados Unidos com o Red Hot Chili Peppers, planejado a partir de agosto de 2022 e com datas já confirmadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *