Nesta quarta-feira (21), o cantor e compositor Alan Bernardes divulgou seu novo single, intitulado “Fera Latina”! O lançamento acompanha, também, um videoclipe oficial. Confira abaixo:
A faixa dá o tom inicial para “Menino Brasil”, o próximo álbum de estúdio do artista carioca. Assim como a música, o projeto trará muita brasilidade, e conta com inspiração na floresta, nos biomas brasileiros e sua fauna e flora.
Leia mais: Guioak fala sobre primeiro EP, influências e mais
Em entrevista recente ao Tracklist, Alan Bernardes deu detalhes do single “Fera Latina”, seu próximo disco e mais. Leia abaixo!
Entrevista: Alan Bernardes
Nesta quarta-feira, você lança a faixa “Fera Latina”, que é baseada na mística e simbologia da onça. De onde veio a ideia de usar o animal como a inspiração para a canção?
“Se existe um animal que possa representar o Brasil, a onça, sem dúvida, é uma das candidatas. Além de carregarem toda a simbologia de força, destreza e beleza, elas adentram também na filosofia tupinambá, e nas lendas nortistas, como no conto da ‘Ingerada: A mulher que vira onça’. Então a escolha de falar sobre a felina veio desse encontro de ideias. E vale lembrar que ao falar sobre onça, naturalmente estamos falando da floresta preservada, para que todo seu ecossistema possa continuar nos inspirando a escrever sobre esses animais potentes”.
Como foi o processo de produção da música?
“Foi muito prazeroso. Tive a oportunidade de trabalhar com o Alencar Martins, um cara incrível, que fez a produção musical do disco. E desde o início a gente conseguiu alinhar as ideias de como contar essa história através da música”.
E o videoclipe? Qual é a história que o trabalho audiovisual passa, e como foi o processo de gravação?
“Para o videoclipe, também nos inspiramos no conto da ‘Ingerada: A mulher que vira onça’. A lenda nortista fala sobre uma mulher com dupla personalidade, que se divide entre humana e onça. A partir dessa referência, a atriz e dançarina Natasha Pasquini fez uma performance incrível, abrilhantando ainda mais o projeto com sua onça”.
“Fera Latina” dá o tom para seu próximo álbum, chamado “Menino Brasil”. Por que escolheu essa faixa para abrir o caminho para esse lançamento?
“Porque ‘Menino Brasil’ é um disco que tem como grande inspiração a floresta, os seres da mata, os biomas brasileiros e sua fauna e flora. O disco também fala sobre o folclore brasileiro e a cruzamento da fé. Mas a escolha de lançar ‘Fera Latina’ como a primeira, se deu pelo fato de que era importante pedir licença para falar sobre a mata. É nesse momento que a onça surge para abrir os caminhos”.
Para você, qual é a maior diferença entre o próximo disco e seus trabalhos anteriores, como o EP “Fruto Bruto” e o álbum “Maré Vazante”?
“Acho que além da questão de ser meu trabalho com maior investimento em relação a produção (que fez com que eu pudesse trabalhar com mais pessoas e profissionais incríveis), esse trabalho foi elaborado bem antes de existir. Eu pensei faixa por faixa, tema por tema que eu queria contemplar. Tive tempo pra elaborar uma narrativa e um conceito, pensando em toda miscelânea de brasilidades que compõem o disco”.
No geral, o que o público pode esperar do álbum?
“O público pode esperar muita música brasileira, com diversos ritmos regionais inseridos nas canções. Dentro de um universo em que povos da mata e seres do folclore interagem para salvar a floresta. Tem muitas células rítmicas brasileiras, e a instrumentação é bem percussiva, então será um grande passeio pelas nossas potencias. Tem samba de roda, coco, samba reggae, ijexá, maracatu, calango, congo de ouro, barravento e outros toques”.