in ,

Curso da On Stage Lab aborda o papel da “Comunicação para a Música”

No último fim de semana, parte da equipe do Tracklist participou, em São Paulo, do curso “Comunicação para a Música“, oferecido pela On Stage Lab. Para quem não conhece, a On Stage Lab é uma empresa que desenvolve e conduz cursos intensivos e extensivos nas áreas de music business e entretenimento ao vivo. Em um de seus cursos mais famosos, o “Show Business”, os alunos são convidados a colocarem em prática o conteúdo das aulas nos bastidores de apresentações e/ou festivais de peso, como o Lollapalooza. Já dá pra sacar que a proposta deles é convidar a galera a imersar de fato no mundo do entretenimento, né?

E não poderia ser diferente no “Comunicação para a Música”, um dos cursos intensivos da empresa. Em uma turma de cerca de 20 alunos, a produtora de shows Juliana Mello deu um show no quesito aula. O conteúdo focou em diversos pontos, como na história da comunicação humana e da comunicação para a música no último século, nos papeis de críticos musicais e da assessoria de imprensa, na construção de imagem dos artistas e em ferramentas atuais de divulgação.

Segundo Juliana, a proposta principal das aulas é explicar e diferenciar os papeis de repórter, empresários, promotores de shows e assessores de imprensa. “Muita gente confunde os papéis, fala que quer contratar um assessor, mas não sabe o que um assessor faz de fato”, explica. “A ideia é dar uma ideia melhor de como funciona, quem é quem no núcleo de comunicação”.

Apesar do nome do curso ser voltado para profissionais de comunicação, Juliana explica que a ideia não é necessariamente esta. “A ideia de fazer um curso voltado para música é que muita gente, como cantores, bandas e artistas em geral, fazem autogestão de carreira”, conta. O perfil da turma era basicamente estudantes e/ou profissionais de comunicação, mas há quem se diferenciasse da maioria. É o caso do funcionário público Eduardo Campos, que deseja buscar outras alternativas profissionais. “Quero migrar para uma área que sempre tocou meu coração. Meu intuito de fazer o curso foi procurar entender o mercado e melhorar minha carreira na área da musica eletrônica. Há 10 anos eu toco rock ‘n’ roll e hoje migrei de estilo musical. A vontade de viver disso profissionalmente vem crescendo, e encontrei aqui com essa galera incrível que eu posso viver literalmente da música”, diz.

Com 14 horas de aulas (juntando o sábado e no domingo, tá?) bem explicadas e detalhadas, tivemos dois grandes diferenciais do curso: os exemplos de bastidores e de construção de imagem dados pela Ju, que já trabalhou com artistas desde Rolling Stones até Sky Ferreira, e o bate-papo com o jornalista José Norberto Flesch, que conversou, entre outros assuntos, sobre o papel do jornalismo musical em tempos atuais.

Nossa equipe esteve presente em peso no curso. Leia a visão de cada um sobre o curso “Comunicação para a Música”:

Gabriel Haguiô, redator
“De forma geral, o curso foi bastante produtivo e muito bem direcionado para todos, apresentando e explicando tudo que rola por trás do jornalismo musical. Também achei que a dinâmica das aulas deu várias oportunidades para os alunos participarem de atividades recorrentes de um cotidiano que ficou ainda mais interessante.”

Luana Mestre, colunista
“Após concluir o curso de ‘Comunicação para a Música’, oferecido pela On Stage Lab, comecei a achar ainda mais interessante a possibilidade de trabalhar em assessoria de imprensa para artistas como também na produção. A Juliana Mello tem um jeito dinâmico e divertido de contar suas experiências, os cases de sucesso e insucesso, que cativa o ouvinte. Ela também apresentou ferramentas importantes para quem tem interesse pelos ramos.”

Isabella Zeminian, redatora e planner
“Melhor experiência! Foram dois dias incríveis de muito aprendizado, tanto com o material em lousa quanto com as histórias da Ju. Todo mundo estava bem interessado no assunto e a professora estava super disposta a explicar tudo sobre o assunto e a aula fluiu muito bem. Os exercícios foram ótimos também e a atenção pré e pós aula é incrível e nos acolhe muito bem. A estrutura do local também ajudava bastante, e pessoalmente contribuiu muito para a experiência no geral. Outro ponto ótimo foi a participação do José Norberto e de algumas outras pessoas que apareciam por lá e contavam suas experiências também.⁠⁠⁠⁠”

Luciana Lino, subeditora
“Eu estava com expectativas grandes para o curso, e elas foram totalmente superadas. As aulas me agregaram muito conhecimento, especialmente dentro da área de assessoria musical, e adorei a oportunidade de saber um pouco mais a visão de profissionais como a Ju e o Flesch sobre o mercado atual. Os exemplos dados em sala de aula também foram muito legais. Vi que a turma ficou muito satisfeita e envolvida com o que foi passado, especialmente porque grande parte era estudante. Imagino que só deles já terem o contato inicial com esse mundo vai incentivá-los a colocar tudo o que a gente aprendeu em prática.”

Rodrigo Neves, editor-chefe
“O curso proporcionou uma experiência incrível com diferentes áreas da comunicação e da música. Com o conteúdo, pudemos ter ótima uma base para lidar com situações práticas e crises que podem ocorrer no dia a dia dos trabalhos relacionados aos temas. As histórias contadas pela Juliana também foram essenciais para uma maior atenção e perspectiva de planejamento, além de tornar as aulas muito mais divertidos. Vale muito a pena!”

O curso intensivo “Comunicação para Música” vai ter uma turma no Rio de Janeiro neste próximo fim de semana. Para saber mais informações sobre este e outros cursos, acesse o site da On Stage Lab! Garantimos que é uma experiência incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *