Que o Big Brother Brasil é o reality show de maior relevância nacional não é novidade para ninguém. E com nesta edição, o BBB 24, não poderia ser diferente.Na semana da chegada dos 50 dias de confinamento na casa mais vigiada do Brasil, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, fez um estudo que aponta que a popularidade da atração segue subindo.
De acordo com a pesquisa, o termo BBB foi pesquisado 5 milhões de vezes na internet em janeiro de 2024, um aumento de 22,2% em comparação ao mesmo período de 2023. A procura pelos nomes dos participantes também subiu. Confira os dados mais buscados, segundo a plataforma.
Leia também: Resumo BBB 24 em 27/2: briga e plano de sabotagem compõem a madrugada
O que as pessoas estão buscando na internet sobre o BBB 24, segundo a Semrush
Com previsão de encerrar em 16 de abril, a vigésima quarta temporada do Big Brother Brasil segue a tendência dos últimos anos e vem despertando o interesse dos brasileiros. Segundo o estudo feito pela Semrush, o termo BBB foi pesquisado 5 milhões de vezes na internet em janeiro de 2024, um aumento de 22,2% em comparação ao mesmo período de 2023.
A pesquisa pelos nomes dos participantes do reality também aumentou. Entre os participantes que se destacaram, Yasmin Brunet saiu na frente na categoria camarote, com 4 milhões de buscas, seguida de Vanessa Lopes (2.7M), Rodriguinho (1.8M), Wanessa Camargo (1.2M) e MC Bin Laden (1.2M). Já entre os pipocas, Luigi ficou em primeiro lugar (368 mil), seguido de Davi (246 mil), Giovanna (201 mil), Vinicius (201 mil) e Nizam (201 mil).
Além do nome dos concorrentes ao prêmio milionário, a Semrush também analisou quais dinâmicas mais despertaram o interesse dos fãs da atração. Neste, o Paredão lidera o ranking, com 165 mil pesquisas na internet, seguido por Prova do Líder (74 mil), Prova do Anjo (49.5 mil), Sincerão (8.1 mil) e Bate e Volta (4.4 mil).
Desempenho online da Globo e interesse das pessoas pelos patrocinadores do reality
É interessante observar também o tráfego dos principais sites que noticiam o programa. A Globoplay, streaming que transmite o reality por 24 horas, saltou de 19.6 milhões de visitas em dezembro de 2023 para 32.1 milhões em janeiro de 2024, um aumento de 63.64%. Enquanto isso, no mesmo período, o Gshow, portal de entretenimento do Grupo Globo, saiu de 8.7M de acessos para 26.2M, registrando um crescimento de 200.34%.
“Essa análise mostra não apenas o engajamento dos espectadores, mas também o poder das plataformas de streaming e portais de entretenimento em capitalizar essa demanda. A Globoplay e o Gshow, ao registrarem aumentos expressivos de 63.64% e 200.34%, respectivamente, demonstram a relevância do conteúdo do programa para atrair audiência e gerar tráfego online. Isso destaca a importância de estratégias de SEO voltadas para aproveitar esse interesse e garantir uma presença digital otimizada, permitindo que os sites se beneficiem ao máximo desse aumento de tráfego e visibilidade”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Entre os patrocinadores do reality que se destacaram, o Mercado Livre saiu na frente, com 24.9 milhões de pesquisas em janeiro de 2024, seguido da Latam (3.3M), McDonald’s (2.7M), IFood (1.5M) e OI (1.5M).
“Os números destacam a magnitude do impacto do BBB não apenas no entretenimento, mas também no mundo dos negócios. O sucesso dos patrocinadores como Mercado Livre, Latam, McDonald’s, IFood e OI mostra como investir no BBB pode gerar um retorno significativo, ampliando a visibilidade da marca e impulsionando o envolvimento com o público-alvo”, finaliza Casagrande.