in

Baco Exu do Blues conquista prêmio internacional pelo vídeo “Bluesman”

A essa altura, você já deve ter ouvido falar do Baco Exu do Blues. O rapper baiano chamou a atenção da mídia por ter sido premiado na última cerimônia do Cannes Lions, o maior festival do mercado publicitário e de criatividade do mundo. Com o clipe “Bluesman”, o músico conquistou o Grand Prix (GP) – premiação máxima – na categoria “Entertainment for Music”.

Com pouco mais de oito minutos de duração, o clipe foi feito pela Coala.lab e produzido pela AKQA São Paulo e a Stink Films. Porém, ele não levou o grande prêmio sozinho: com quatro votos do júri para cada, Baco Exu do Blues divide a conquista com Childish Gambino, pelo vídeo de “This is America”.

Além disso, o brasileiro concorreu diretamente com grandes artistas, inclusive a própria Beyoncé e o Jay-Z (The Carters) com o vídeo “APES**T”. O músico superou também a banda LCD Soundsystem, com o clipe “Oh Baby”.

Foi a primeira vez que o Brasil conquistou o prêmio nessa categoria. Confira o vídeo e se surpreenda:

“Bluesman”

É clara a mensagem que o rapper negro quer mostrar. Indiscutivelmente, é sobre como o racismo ainda existe e como as pessoas enxergam isso e não querem mudar de opinião. Isso, atrelado à letra e todos os elementos audiovisuais, os atores e a mensagem de comparação do prata e ouro, foram mais que o suficiente para provar a qualidade do trabalho de Baco.

O título do clipe é explicado na própria descrição do vídeo, com a pergunta: “o que é ser um “Bluesman?”. Segundo o texto, é ser o inverso do que os “outros” pensam.

“É ser contracorrente, ser a própria força, a sua própria raiz. É saber que nunca fomos uma reprodução automática da imagem submissa que foi criada por eles. É. Foda-se a imagem que vocês criaram. Não sou legível. Não sou entendível. Sou meu próprio deus. Sou meu próprio santo. Meu próprio poeta. Me olhe como uma tela preta, de um único pintor. Só eu posso fazer minha arte. Só eu posso me descrever. Vocês não têm esse direito. Não sou obrigado a ser o que vocês esperam! Somos muito mais! Se você não se enquadra ao que esperam…Você é um “Bluesman”.

Baco Exu do Blues agradece

Em seu Instagram, o rapper postou um vídeo de agradecimento a toda a sua equipe e, emocionado, explica a importância do prêmio. Na descrição, ele ainda brinca com o fato de ter superado os Carters, escrevendo “ME DESCULPA JAY-Z” (que também é o nome de uma das suas canções).

O vídeo “Bluesman” foi lançado em novembro do ano passado e foi dirigido por Douglas Bernardt. Ele possui o mesmo nome do último disco de estúdio do Baco Exu do Blues, lançado ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *