in

Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ é selecionado do Brasil para disputa na premiação

Obra chega aos cinemas no dia 7 de novembro

ainda estou aqui walter salles
Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (23) que “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Leia também: Oscar 2025: saiba quando ocorre a premiação

‘Ainda Estou Aqui’ é representante brasileiro no Oscar 2025

O anúncio foi feito nesta segunda, após ser escolhido por unanimidade pela Comissão de Seleção. O filme, que desbancou obras como “Motel Destino” e “Cidade Campo“, agora disputa uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, cujos dez pré-selecionados serão revelados no dia 17 de dezembro. Os finalistas, no entanto, serão conhecidos apenas em 17 de janeiro, quando for divulgada a lista com todos os indicados à premiação.

A produção retrata a trajetória de Eunice Paiva (Fernanda Torres) em sua luta por justiça após o assassinato de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. Fernanda Montenegro também integra o elenco, interpretando Eunice em sua fase mais madura

“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, disse Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.

A exibição do filme na Mostra de Cinema de São Paulo (de 17 a 30 de outubro) antecede sua estreia oficial, marcada para o dia 7 de novembro.

Não perca nenhuma novidade! Nos siga no ThreadsBlueskyInstagram e no TikTok.