Sexta-feira 13, mas quem disse que o azar não pode ser literário? A data mais...

Sexta-feira 13, mas quem disse que o azar não pode ser literário? A data mais supersticiosa do calendário virou um presente para leitores: começou nesta sexta (13) a Bienal do Livro do Rio 2025, no Riocentro, zona oeste da capital. Considerado o maior evento de literatura e entretenimento do país, o festival reúne nomes de peso da cena nacional e internacional — com estandes, atrações e surpresas que vão muito além da página.
Com mais de 300 autores confirmados e editoras como DarkSide, Rocco, Intrinseca e outras gigantes do mercado, a Bienal do Livro do Rio segue até o dia 22 de junho.
LEIA TAMBÉM: Grammy 2026: quando acontece a premiação?
Se antes o foco era só a compra de livros e as sessões de autógrafos, agora a proposta é outra: transformar leitura em experiência sensorial. E esse é o grande trunfo da edição 2025. No centro do evento está o inédito Book Park — uma área temática com atrações que misturam literatura, cultura pop e interatividade.
Entre os destaques, está a roda-gigante “Leitura nas Alturas Light”, com cabines inspiradas em universos como “Turma da Mônica”, “Percy Jackson”, “As Crônicas de Nárnia” e “Heartstopper”. Já no Labirinto de Histórias, o visitante pode se perder (literalmente) em ambientes que homenageiam mundos como “Corte de Espinhos e Rosas”, “Wicked” e até “Alice no País das Maravilhas”.
E tem mais: um escape room literário com desafios baseados em thrillers de autores como Raphael Montes e Agatha Christie, karaokê de trilhas sonoras icônicas de filmes baseados em livros, sessões de cosplay e experiências interativas para agradar desde os booktokers até os leitores raiz.
A programação soma mais de 200 horas de conteúdo, com painéis, bate-papos e sessões especiais. Passam pela Bienal nomes como Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Jeferson Tenório, Conceição Evaristo, Aline Bei, Marcelo Rubens Paiva, Ailton Krenak, Drauzio Varella, Pedro Bial, Tati Bernardi, Lázaro Ramos e mais.
Na ala internacional, destaque para a presença da premiada Chimamanda Ngozi Adichie, que vem ao Brasil para divulgar seu novo livro “A contagem dos sonhos”. Também estão confirmados nomes como a americana Lynn Painter, autora de “Melhor do que nos Filmes”; a cubana Teresa Cárdenas, de “Cartas para a minha mãe”; o sul-coreano Kim Ho-yeon, de “A Inconveniente Loja de Conveniência”; a britânica Cara Hunter, e o americano G.T. Karber, criador de “Murdle”.
As editoras também vêm em peso: cerca de 170 estão confirmadas, com destaque para selos como DarkSide, Intrinseca, Rocco, Companhia das Letras, Ediouro, Sextante, Record, entre outras.
Ingressos para todos os dias seguem disponíveis no site da Ticket360, com valores a partir de R$ 21.
Para facilitar o acesso ao Riocentro, um transporte oficial foi montado com embarques em pontos estratégicos do Rio, como Copacabana, Botafogo, Tijuca e Del Castilho — além de Duque de Caxias e Niterói. O serviço está disponível mediante compra do Ticket Expresso Bienal.
O BRT, com conexão à Linha 4 do Metrô, terá esquema especial durante os fins de semana (14 e 15, 21 e 22 de junho) e no feriado do dia 19. Os ônibus sairão do Terminal Jardim Oceânico até as estações Riocentro e Olof Palme, com paradas apenas no Terminal Alvorada e na estação Rio 2. O serviço, com tarifa normal de R$ 4,70, funcionará das 9h às 23h.
E para os mais corajosos, a DarkSide entra em cena com o DarkBus — um transporte gratuito temático saindo do Aeroporto Santos Dumont (SDU) rumo à Bienal. O trajeto — com cerca de 1h40 — promete uma experiência cheia de surpresas, como manda a tradição da editora. As saídas ocorrem nos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22/06, às 9h e 15h, com reserva obrigatória via link.
Quer acompanhar as principais novidades de música, cinema, streaming, premiações e cultura pop em tempo real? Siga nossos canais no Instagram e WhatsApp.
Também estamos no TikTok, Twitter (X) e Bluesky. Siga o Tracklist na sua rede favorita e acompanhe tudo que está em alta no entretenimento!






