Em evento nesta segunda-feira (11), o Spotify anunciou a chegada de podcasts em vídeo na plataforma no Brasil. A partir de amanhã (12), os programas poderão ser lançados no formato, permitindo aos usuários não só ouvir, mas também assistir às conversas.
A função já estava disponível para países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia. Além do Brasil, outros países, como Alemanha, França e Itália ganham o novo modelo.
Leia também: Como o comportamento dos fãs impacta os artistas no Spotify? Veja 6 curiosidades
Podcasts em vídeo no Spotify: saiba mais sobre a funcionalidade
No Brasil, a função havia sido testada em janeiro deste ano, quando o podcast Podpah lançou uma série de episódios de verão em vídeo de forma exclusiva no serviço. Agora, todos os criadores poderão lançar seus programas em vídeo por meio do Anchor, plataforma de edição e criação do Spotify.
Além disso, o recurso terá a possibilidade de inserção de enquetes e de caixas de perguntas para ampliar a interação com o público.
A ferramenta estará disponível para visualização no celular e no desktop, e os programas poderão ser assistidos em primeiro ou em segundo plano.
Para os criadores de conteúdo, a novidade é positiva e ajuda a trazer mais repercussão. “Acho que [o lançamento de podcasts em vídeo no Spotify no Brasil] abre o leque de plataformas que nossos telespectadores conseguem nos acompanhar, então aumenta a base de pessoas nos assistindo”, disse Tata Estaniecki, uma das apresentadoras do PodDelas, em conjunto com Boo Unzuet.
A ferramenta estará disponível para todos os criadores de conteúdo. Além disso, podcasts conhecidos pelo público, como o PodDelas, o Vênus Podcast, o Flow Podcast e o Ticaraticast vão aderir à novidade.
O Spotify também prepara o lançamento de videocasts exclusivos para a plataforma. O primeiro programa lançado em vídeo será o “Bocas Ordinárias”, apresentado por Pathy dos Reis, João Luiz Pedrosa, Beto Estrada, Julio Beltrão e MC Soffia. Além disso, o “Psicologia na Prática”, de Alana Anijar, também será liberado em vídeo no serviço.