in

BTS encerra contrato com a Columbia Records; entenda

bts butter
BTS no clipe de "Butter". Foto: Reprodução/Youtube

Nesta quinta-feira (21), foi anunciado que o BTS está deixando a Columbia Records, após o encerramento do contrato com a empresa estadunidense. Agora, o grupo irá assinar um contrato com a Universal Music Group.

Leia mais: Lançamentos de sexta: Lana Del Rey, DJ Snake e mais

O septeto havia assinado um contrato de distribuição e marketing com a Columbia Records e a The Orchard (ambas sob o selo da Sony Music) em 2018. Agora, o mesmo tipo de acordo está sendo feito. Desta vez, a UMG, em parceria com suas subsidiárias Geffen A&M e Ingrooves, ficarão encarregadas dessas tarefas.

A Billboard citou como uma das razões para essa decisão a falta de comunicação entre o grupo e o CEO da Columbia, Ron Perry. Bang Si-hyuk, produtor do BTS e fundador da empresa de entretenimento HYBE, também não tinha nenhum tipo de relação com Perry.

“Embora apreciemos muito nosso tempo com a Sony e seremos eternamente gratos por tudo o que eles fizeram e continuam fazendo, estamos ansiosos para o nosso novo capítulo, em parceria com a Universal”, disse um representante da HYBE para um release.

O BTS agora se junta a artistas como Lady Gaga, Drake, Billie Eilish, Ariana Grande, Jay-Z e muitos outros. Os nomes se espalham entre diversas gravadoras pertencentes ao conglomerado, como a Interscope, Republic Records e Def Jam.

Entenda o novo contrato do BTS, que agora deixa a Columbia Records e vai para a Universal Music

bts butter
BTS no clipe de “Butter”. Foto: Reprodução/Youtube

O contrato com a Columbia Records e The Orchard era de distribuição e marketing; e limitado aos Estados Unidos. Ou seja, essas empresas eram responsáveis pela promoção dos trabalhos do BTS em solo americano.

O novo acordo seguirá uma lógica parecida. A UMG, em conjunto com suas divisões Geffen A&M e Ingrooves, ficarão responsáveis pelo licenciamento e distribuição da banda em diversos territórios.

Na verdade, o grupo já possui uma parceria global com a Universal Music – mas para a distribuição de álbuns e singles japoneses. Agora, a gestão também envolve outros trabalhos, como os títulos coreanos e singles na língua inglesa.

É importante destacar que o contrato é apenas uma parceria, com o objetivo de levar a música do septeto para outros países, além de representa-los em outros locais. Portanto, a gravadora oficial do BTS continua sendo a Big Hit Music (que pertence ao conglomerado sul-coreano HYBE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *